Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Opinião de plástico

"O homem é um animal social", disse Aristóteles de Estagira. O ser humano, por natureza, está predisposto a viver no meio de uma comunidade. Cada indivíduo é uma peça que faz parte uma enorme engrenagem, chamada de sociedade, e cada peça contribui, à sua maneira, para o bom funcionamento desta engrenagem.
O meio de dominarmos a nossa sociedade e o meio em que vivemos para transformar ambos em algo melhor, fazê-los progredir em benefício do ser humano e de todos os outros seres vivos, é descrito por René Descartes com uma simples palavra: razão. Em suas palavras, o que diferencia o ser humano de todos os outros animais é a razão ou senso. É a capacidade de ver, entender e encontrar meios para transformar a realidade que dá à humanidade o poder de dominar toda criatura e adaptar-se ao meio. A inteligência garantiu a supremacia humana e fez de nós senhores do planeta. 
Contudo, ultimamente, indago-me onde andará a tão abençoada faculdade de pensar, de raciocinar, de ver e entender o meio e as necessidades. Parece que, a cada semana, surge uma nova forma de surpreender - e até assustar - o povo brasileiro, por meio de notícias e eventos.
O grande informador e formador de opiniões do século XXI, a Internet, é uma ferramenta incrível de propagação de notícias, informações e um meio para os cidadãos interagirem, discutirem ideias e ideais; algo que despertaria uma inveja mortal em Descartes. O que certamente o faz "revirar no túmulo" é como esta ferramenta é realmente utilizada. Tornou-se muito fácil criar notícias e espalhá-las. E mais ainda, para piorar, a aceitação dessas falsas informações é quase geral. Da geração dos descartáveis, dos fast foods e dos "relacionamentos líquidos" - termo estabelecido pelo filósofo contemporâneo Zigmund Bauman -, em que tudo vem e vai de forma tão fácil, em que recebemos tudo pronto, é triste ver que a opinião também apresenta-se assim. 
Descartes alerta-nos para o perigo do senso comum e da informação já processada. Em seu Discurso do Método, declara que só chegaremos ao conhecimento verdadeiro duvidando de qualquer fato, analisando-o minuciosamente até que não se tenha nenhuma dúvida de sua veracidade. A ignorância , os boatos e a preguiça são os maiores inimigos do progresso de uma nação. Melhor dizendo, são os maiores responsáveis pelo retrocesso de um povo. 
Um cidadão que não conhece sua História, aceita o senso comum e não analisa os fatos que lhe são apresentados é responsável pela decadência de seu país, pois é vítima de governantes frívolos e abusivos e de ideais infundados, tendo como exemplos recentes as propostas de terceirização e redução da maioridade penal e as passeatas que pedem impeachment e intervenção militar, medidas que nada resolveriam a situação do Brasil e, no caso da última, tornaria-a pior, como ficou provado há mais de trinta anos.
Faz-se necessário, mais do que nunca, o uso de nosso intelecto ímpar para tomarmos as rédeas de nosso destino como brasileiros, transformando o presente para um futuro de glória e dignidade. É preciso verpensar e agir. "Pois é insuficiente ter espírito bom, o importante é aplicá-lo bem." (René Descartes em "Discurso do Método").

Hiago A. Cordioli
1º ano - período noturno
Introdução à Sociologia - aula 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário