Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Descartes após três séculos

O Futurismo é uma vanguarda artística consequente da filosofia de René Descartes. Inaugurado no início do século XX, com a publicação do Manifesto Futurista, de Filippo Marinetti, o movimento é a rejeição total do moralismo e do passado, sendo o “novo” e a exaltação das máquinas suas características mais marcantes.  Portanto, considerar essa expressão artística e literária uma aplicação contemporânea da teoria do “Discurso do Método” (1637) e da matemática cartesiana.
O Movimento Futurista é a representação do racionalismo do período antecedente á Primeira Grande Guerra.  Sendo Descartes tido como o “pai da matemática moderna e da racionalidade” pela criação da Aritmética (a qual é a junção da Geometria com a Álgebra), o filósofo tornou-se uma das figuras-chaves para a Revolução Científica, juntamente com as correntes de pensadores do Determinismo, Positivismo e Darwinismo. Isso possibilitou um grande desenvolvimento bélico-tecnológico, eliminando o fantasioso e místico romântico, culminando na chamada “Paz Armada” na Europa. Logo, como o Futurismo é um elogio à guerra e à tecnologia, o mesmo não se sustentaria sem a contribuição de Descartes.
Outro ponto de análise é a Semana de Arte Moderna no Brasil, em 1922. Este evento foi fortemente influenciado pelas ideias futuristas e possibilitou a disseminação destas pelo país, em que se exalta a quebra das tradições e do moralismo cristão-europeu. Posteriormente, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, entre outros artistas, fundaram o chamado Movimento Antropofágico, o qual pregava "uma atitude brasileira de devoração ritual dos valores europeus, a fim de superar a civilização patriarcal e capitalista, com suas normas rígidas no plano social e os seus recalques impostos, no plano psicológico", segundo o literário Antonio Candido. Ou seja, demolir conceitos pré-estabelecidos, não aceitar verdades indubitáveis (exceto as máximas), analisar e sintetizar os objetos para posteriormente organizar o pensamento, é a teoria presente em “Discurso de Método” aplicada na arte moderna-futurista brasileira.
O pensamento de Descartes conciliou ambas as áreas de humanidades e exatas. Sua aplicação no âmbito artístico deu-se por fundamentar as bases tecnológicas admiradas pelos futuristas, através de sua matemática, e por propor o método que possibilitou a criação de um novo padrão estético autônomo brasileiro. Portanto, o Futurismo é uma representação cartesiana mesmo após três séculos de sua teorização. 


Giulia Dalla Dea Vatiero
1º ano - Direito Diurno
Introdução à Sociologia - Aula 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário