O Futurismo é uma vanguarda
artística consequente da filosofia de René Descartes. Inaugurado no início do
século XX, com a publicação do Manifesto
Futurista, de Filippo Marinetti, o movimento é a rejeição total do
moralismo e do passado, sendo o “novo” e a exaltação das máquinas suas
características mais marcantes. Portanto, considerar essa expressão artística
e literária uma aplicação contemporânea da teoria do “Discurso do Método” (1637)
e da matemática cartesiana.
O Movimento Futurista é a representação
do racionalismo do período antecedente á Primeira Grande Guerra. Sendo Descartes tido como o “pai da
matemática moderna e da racionalidade” pela criação da Aritmética (a qual é a
junção da Geometria com a Álgebra), o filósofo tornou-se uma das figuras-chaves
para a Revolução Científica, juntamente com as correntes de pensadores do
Determinismo, Positivismo e Darwinismo. Isso possibilitou um grande
desenvolvimento bélico-tecnológico, eliminando o fantasioso e místico
romântico, culminando na chamada “Paz Armada” na Europa. Logo, como o Futurismo
é um elogio à guerra e à tecnologia, o mesmo não se sustentaria sem a
contribuição de Descartes.
Outro ponto de análise é a Semana
de Arte Moderna no Brasil, em 1922. Este evento foi fortemente influenciado pelas
ideias futuristas e possibilitou a disseminação destas pelo país, em que se
exalta a quebra das tradições e do moralismo cristão-europeu. Posteriormente,
Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, entre outros artistas,
fundaram o chamado Movimento Antropofágico, o qual pregava "uma
atitude brasileira de devoração ritual dos valores europeus, a fim de superar a
civilização patriarcal e capitalista, com suas normas rígidas no plano social e
os seus recalques impostos, no plano psicológico", segundo o literário
Antonio Candido. Ou seja, demolir conceitos pré-estabelecidos, não aceitar
verdades indubitáveis (exceto as máximas), analisar e sintetizar os objetos
para posteriormente organizar o pensamento, é a teoria presente em “Discurso de
Método” aplicada na arte moderna-futurista brasileira.
O pensamento de Descartes conciliou
ambas as áreas de humanidades e exatas. Sua aplicação no âmbito artístico
deu-se por fundamentar as bases tecnológicas admiradas pelos futuristas, através
de sua matemática, e por propor o método que possibilitou a criação de um novo
padrão estético autônomo brasileiro. Portanto, o Futurismo é uma representação cartesiana mesmo após três séculos de sua teorização.
Giulia Dalla Dea Vatiero
1º ano - Direito Diurno
Introdução à Sociologia - Aula 2
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