Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Crise da Razão

Descartes Transformou a visão da ciência ao propor um método científico orientado pela razão que visava à transformação ao invés da contemplação. Não acreditava na filosofia tradicional. Pois, segundo ele, a filosofia não produz conhecimentos úteis e funcionais; Busca apenas conhecer o mundo, enquanto sua nova concepção da razão quer transformar o mundo. Critica o conhecimento sobrenatural ou adquirido pelo hábito; Portanto, é contra o uso do senso comum para conseguir qualquer forma de conhecimento.

Entretanto, atualmente, na sociedade brasileira falta a razão na hora de refletir sobre a veracidade de uma informação. Tanto o campo político como o científico, são vitimas pertinentes das afirmações e críticas sem embasamento, concebidas apenas pelo senso comum adquirido ao ouvir ou ler algo na internet ou televisão. Tudo o que é mostrado na mídia é considerado verdadeiro pela maioria da população, o que pode ser prejudicial, principalmente, quando se trata da medicina.

Como exemplo, podemos citar a rejeição sofrida da nova vacina contra o HPV. Pelo fato de a vacina ser dada à meninas de 12 anos e o vírus HPV ser transmitido apenas por meio de relação sexual, muitos pais e mães se recusaram a permitir que suas filhas recebessem a vacina afirmando que sua vida sexual ainda não havia começado; Houve também quem afirmasse que a vacina era prejudicial a saúde. Ambas indagações estão transbordadas de senso comum e completamente vazias de uso de razão. Vacinas são medidas preventivas e seguras para a saúde, por isso devem ser medicadas antes da possibilidade de se adquirir a doença.

Assim sendo, o “Discurso do método” de Descartes pode ser considerado um texto atual e que deve ser, de certa forma, considerado por todos uma forma de enriquecer o conhecimento de uma forma mais segura, tendo a dúvida como princípio para a sabedoria.



Eric Felipe Sabadini Nakahara
1˚ ano - Direito (diurno)
Introdução a Sociologia - aula 2



Nenhum comentário:

Postar um comentário