Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ébrios: Uma visão para o debate

  Gangkhar Puensum é a montanha mais alta do mundo que nunca foi escalada. Segundo estudos de Barry Blumberg, estima-se que metade das pessoas que existiram morreram de malária. Sabe-se que somente a partir do século XX que houve um súbito e grande aumento da emissão de gás carbônico na atmosfera. Esses três fatos, inicialmente desconexos, dependeram de pessoas para se tornarem conhecimento, e é a influência humana que os concede o caráter de realidade(verdade). Pode-se filosofar sobre qualquer coisa, acreditar em qualquer coisa, mas é o tempo do ônibus chegar na estação desejada porque neste momento o sonhador será chamado para enfrentar a realidade.
  Marx foi um grande estudioso, e também sonhador. Leu, escreveu e analisou o mundo de maneira exaustiva, e acreditava que a substituição da sociedade burguesa pela sociedade socialista era inevitável. Estava errado. A sociedade burguesa acomodou o proletariado com condições melhores de trabalho e uma imensidão de bens supérfluos. Todavia os estudos de Marx são muito relevantes no mundo acadêmico, afinal não há problema estar errado. New York Times errou quando disse no século XX que jamais existiria uma máquina capaz de sobrevoar o atlântico, a The Economist errou quando defendia, no século XIX, que o sistema liberal de Adam Smith deveria ser seguido por todos os países, não só pela Inglaterra. Ambas as revistas ainda são imensamente respeitadas.
  Erros desse tipo são produtos de uma análise equivocada do momento histórico no qual se está inserido somado com a ânsia de transmitir uma ideia surreal baseada em um mundo fictício. Enfim, prever o futuro é difícil; são muitas variáveis e as pessoas tendem a ser taxadas como imprevisíveis. Mesmo que não sejam, já que sua maneira de pensar é fruto da cultura que está inserida, educação e genes.

  A psicologia é subestimada, Comte já alertava para a sua inconstância de resultados acadêmicos. No entanto é a ciência capaz de explicar as ações humanas que moldam o mundo, que explica o porquê do Socialismo nunca ter vingado da forma como Marx previu e que nos traz as previsões mais palpáveis do futuro. Sempre haverá aqueles com sede de poder, que só descansam quando se verem acima dos outros, seja através da fama, política ou do dinheiro. Acreditar no fim dos conflitos pelo socialismo é sonhar e ignorar a natureza humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário