Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Conhecimento para quem?

É um erro pensar, principalmente entre nós, jovens acadêmicos, produzindo uma ciência humana baseada em pensamentos, ideologias, linhas teóricas, que a ciência produzida dentro dos muros da Academia chega às pessoas sobre as quais ela estuda. A universidade criou um nicho de pesquisas e pesquisadores muito bem delimitado, que por diversas vezes restringe a participação de indivíduos que burocraticamente não fazem parte daquele habitat.
A partir de então, as consequências naturais desse processo fundamentam-se no afastamento da grande massa social e na criação de uma elite intelectual que detém esse tipo de conhecimento. Pensando de forma ampla o conhecimento intelectual produzido nas universidades sempre foi algo estruturado na elite social, disso não há dúvida. Hodiernamente, no entanto, isso começou a ser debatido de forma mais copiosa, o que ainda não significa um grande avanço na socialização do saber.
Para Marx, por exemplo, a sociedade é dividida em classes sociais num sistema de oprimido/opressor, que baseia todas as relações sociais que se apresentam. Na universidade não é diferente. Criou-se uma espécie de divisão de classes do conhecimento que determina todas as relações do saber – e, por conseguinte, do poder – estabelecendo, assim, uma hierarquia entre quem sabe e quem não sabe.

Hoje, com esse conceito debatido de forma mais ampla, quais são as medidas que estão sendo tomadas para desarraigar esse cenário e criar, analogamente à Marx, um “socialismo do saber”? O que nós estamos fazendo para abrir esse espaço de conhecimento a todos os interessados? São questões como essas que devem alimentar nossa experiência dentro da universidade. Nós, que temos o privilégio de poder estar em uma, possuímos o dever de procurar meios de abrir esse espaço. Afinal, conhecimento que não se volta para a sociedade não possui razão de ser.

Marina Ribeiro Christensen
1º Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário