Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ideologia e Meritocracia


Na obra “A Ideologia Alemã”, Marx e Engels apresentam um conceito de Ideologia. Este ganha um novo sentido na sociologia Marxista, deixando de ser considerado meramente um conjunto de ideias e passando a ser visto como discursos falaciosos que visam “inverter” a realidade da sociedade. Em suma, na visão dos autores, essas ideologias possuem como objetivo o favorecimento das classes dominantes, ratificando desse modo a desigualdade e impedindo que a classe dominada veja a realidade como realmente deve ser vista, sem influencias externas.

É sabido que historicamente as “regras”, as ideias predominantes, de um determinado período histórico, são ditadas pelos opressores, pelos dominadores. Isso se deve ao fato de que o trabalho intelectual é fruto da classe dominante, e isso acarreta em ideologias, ideias carregadas de intenções veladas. Como o próprio Marx diz, todas as ideias possuem interesses. Fica notório que tudo isso está interligado ao conceito do Materialismo, uma noção constante nos pensamentos de Marx, que expõe a luta de classes como algo que “explica” a sociedade.

Trazendo as concepções de Ideologia da sociologia Marxista para os dias atuais, é possível percebermos que hodiernamente existem várias ideologias presentes na nossa sociedade. Um grande exemplo é a discussão sobre “meritocracia”, que basicamente é um processo de sobrevivência do mais forte. Por incrível que pareça há quem defenda que deva existir esta meritocracia, modelada em Darwin, em uma sociedade tão desigual como a brasileira. É impossível falarmos em meritocracia sem analisarmos os fatos históricos e sociais, pois ela só faz aumentar as desigualdades.

Para Marx e Engels a ideologia é uma forma de que os oprimidos recebam as ideias dos opressores, de uma forma mascarada, e as aceitem, tendo-as como verdade. E é exatamente o que acontece no conceito da meritocracia, um jovem negro, pobre, que estudou em precárias escolas públicas por toda a sua vida, é levado a acreditar que deve competir de “igual para igual” com aquele jovem que estudou em excelentes, e onerosas escolas particulares, e com isso não deve se valer das cotas raciais, e inclusive muitas vezes é levado a lutar contra essas cotas, que o auxiliariam em uma disputa mais justa. Essa é claramente uma ideologia enraizada em nossa sociedade, a palavra meritocracia deveria ser retirada do nosso vocabulário, pois somente desmascarando as ideologias é que será possível transformar a realidade.

Diego Gaspar; 1º ano de Direito/ Matutino.






Nenhum comentário:

Postar um comentário