Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Sistemas de manipulação e liberdade

       “A exigência de que abandonem as ilusões acerca de uma condição é a exigência de que abandonem uma condição que necessita de ilusões”. É com esse trecho da obra de Marx “Crítica da Filosofia de Direito de Hegel” que, em síntese, o autor justifica a existência e permanência da religião, tão enraizada nas sociedades: a condição na qual as pessoas se encontram submetidas, tão miserável que necessitam de “ilusões” para que se torne de certa forma suportável. Não somente, a religião ainda, funciona como uma forma de legitimação dessa condição, uma vez que, retira a capacidade do indivíduo de ver sua realidade tal como é, levando-o a perder-se na ilusão de um mundo transcendente. É um remédio, um calmante, “é o ópio do povo”, e torna o indivíduo passivo da sua condição alienante.
      Analogicamente, na sociedade moderna, pode-se afirmar que esse papel passa a ser realizado em maior âmbito por mais dos diversos mecanismos criados e difundidos do capitalismo. Um dos principais meios é a cunhada ‘indústria cultural’, que chega a extremos para captar e prender a atenção do espectador, tentando o quanto possível distrai-lo de sua realidade. Esse assunto é muito bem explorado no documentário “Muito além do cidadão Kane”, que expõe as várias práticas de manipulação jornalística na cobertura de fatos na mídia brasileira.
      O que ambos esses “sistemas de manipulação” fazem, efetivamente, é criar, de forma inconsciente nos indivíduos, uma liberdade ilusória e abstrata. E aqui consiste um dos pontos de crítica de Marx á Hegel. Sabe-se que o desenrolar da evolução histórica permitiu a racionalização das relações fáticas de modo a "garantir" a liberdade, assegurando-a no direito positivo. No entanto, Marx afirma que essa liberdade é somente existente e realizável no pensamento, abstrata. Apenas se torna real e concreta se houver as condições materiais necessárias, caso contrário, permanecerá no imaginário. Ademais, a não realização efetiva dessa liberdade é fruto do entendimento de seu conceito, uma vez que a liberdade tal como conhecemos é a concepção universalizada de apenas uma parcela da população, ou, como exposto por Marx em sua visão dicotômica e antagônica da sociedade, dos possuidores do meio de produção, parcela esta que dissemina sua ideologia por meio dos mecanismos supracitados, a fim de manter os demais indivíduos submissos a uma sistema que não os favorece.
      Frente a esse cenário, Marx defende a emancipação do homem que deve se tornar ciente destes mecanismos alienantes e do processo histórico que levou a construção destes, com o propósito de eventualmente superá-los. Dessa forma, somente por esse reconhecimento, o homem será capaz de sair do plano teórico e atingir uma possível liberdade real e concreta.

Roberta Ramirez 1º ano - Direito/Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário