Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Marxismo e religião

A religião esteve presente na sociedade durante um período tão longo que se pode dizer que 'desde sempre'. Seu papel durante a história foi de protagonista. Grandes atrocidades foram cometidas em seu nome e ela é usada de justificativa até hoje para discursos excludentes. As pessoas, com temor a Deus, acabam baseando todas as suas decisões em livros sagrados e nas palavras dos líderes religiosos.

Dentro deste contexto, Marx argumenta: “A religião é apenas o sol ilusório que gira à volta do homem enquanto ele não gira à volta de si mesmo”. Desta forma, fica evidente que o autor acredita que os homens tenham que ser o seu próprio centro decisório de maneira que busque principalmente o seu próprio bem-estar e felicidade e, também, o bem-estar da sociedade como um todo. A religião não deveria ser justificativa para nenhum ato.


Atualmente, principalmente na realidade brasileira, figuras religiosas vem, cada vez mais, participando ativamente de órgãos públicos e interferindo em diversas pautas importantes e determinantes muitas vezes sendo nociva para individualidade de muitos. Esta interferência além de apresentar uma afronta ao estado laico e a tolerância religiosa também é um obstáculo para o desenvolvimento social e a prosperidade da sociedade.

Maria Catarina Mahtuk Freitas Medeiros Borges - 1° ano de Direito Diurno
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário