Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A vitória e a derrota do marxismo

 Quando penso nas teorias que observei até agora, nas diversas correntes que vislumbrei e minimamente fui capaz de compreender diante da grandiosidade de seu pensamento, uma que divide mares de pensamento até hoje é a marxista. Sempre me perguntei o motivo em especial, essa teoria tem seu valor como toda outra, sendo uma teoria ela aplica um método, uma forma que da sustentação a sua prática, no caso, bebendo da fonte de Hegel e da sua dialética, Marx e Engels observaram a construção da sociedade de forma diferente e revolucionária.
 Entendendo que as relações de troca e de produção definiam a sociedade e consequentemente a relação de classes, ambos passaram a pensar que um padrão histórico existia, e que um ciclo teimava em continuamente se repetir, colocando um grupo acima do outro. A ideia era finalizar esse ciclo, acabar com a luta de classes, concretizar a última revolução e acabar com a ambição da individualidade burguesa. Sendo um dos teóricos que mais se posicionou na ideia de mudar o mundo, foi capaz de faze-lo, e talvez por isso ainda é tão aclamado e odiado.
 Não me entenda mal quando digo isso, para o bem ou para o mal seu pensamento foi colocado em prática, o socialismo passou a existir, e foi comprovado sua ineficácia, não por falha da teoria, mas por falha da prática, por falha do humano. Por isso utópica para muitos, por isso loucura para tantos, por isso sofrimento para tantos outros, o comunismo nunca existiu e nunca existirá, pois diferente do capitalismo não se sustenta no defeito humano, há muito otimismo e pouco realismo e isso o capital compreende bem, por isso sempre sobrevive, embora ciclicamente definhe.
 O  ponto disso tudo para mim ? O Marxismo não se provou possível para o humano de sua época, e não é hoje, mas mudou o mundo não só na prática pela sua tentativa mas pela sua teoria, pelo seu método, a ideia do materialismo histórico, a forma como a dialética marxista se exprime, expõe algo inegável, Marx foi capaz de entender e transmitir a realidade da sua época, errando sua previsão, mas enriquecendo mais uma vez a compreensão do ser social, algo que Comte, Durkheim e tantos outros cooperaram para construir, algo que as ciências absorveram e por erros e acertos de acordo com seus limites evoluem.
 Em uma época onde o pensamento podia ainda se materializar e modificar de algum modo o mundo a ciência era muito mais clara, agora, onde pouco vemos isso reflito sobre a importância do pensar. Claro que tem importância, todos sabemos disso, mas poucos de nós realmente ligam, nos preocupamos mais em criticar os grandes pensadores mas sem propor algo melhor, nos reocupamos em pensar se o marxismo funciona ou não, mas não pensamos em enriquece-lo e transforma-lo em algo para novamente e de forma mais humilde tentar mudar o mundo, preferimos criticar e afirmar o que todos sabem, que não funciona, mas pouco nos preocupamos em fazer funcionar, aperfeiçoar, usar como ponto de partida para evoluir. Parece que hoje temos toda a teoria e prática que precisamos, devemos nos preocupar apenas na manutenção dessa realidade, isso é ser útil a sociedade não é ? Assim que deve ser um jurista certo ? Bem, se ainda existem pessoas que como Marx não pensavam assim, talvez possamos novamente nos impressionar algum dia, e parar de discutir se o passado deve ou não ficar no passado.

Leonardo Garcia - 1º Ano - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário