Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

A contemporaneidade do pensamento baconiano  



Francis Bacon foi um importante filósofo londrino, cujo principal legado foi o livro "Novum Organum", no qual ele apresenta um método de pensar guiando-se pelos fatos observados, o que revolucionou a pesquisa científica. Esse procedimento foi além da ciência , influenciando diversas áreas do conhecimento , dentre elas o direito. 

A ciência jurídica , no geral, teve sua forma de raciocinar inspirada em Bacon porque o direito baseia-se  nas demandas sociais ,ou seja, estuda-se a sociedade e com base nos  dados adquiridos , se aprova um norma que garantirá uma melhor vida em sociedade.Um bom exemplo disso é o direito inglês , no qual a experimentação é crucial, sendo as doutrinas existentes tiradas de casos passados.

No entanto, a influência dessa forma de raciocinar não se limita aos países anglo-saxões, ela se estende inclusive ao Brasil. Nele,ocorre um processo antropofágico, no qual são absorvidos o pragmatismo e o empirismo dos ingleses e americanos, juntando isso ao jeito nacional de se utilizar a razão, criando assim uma forma distinta de se trabalhar o direito.

Portanto, a tese do Bacon afetou imensamente a atualidade, não só no âmbito científico,mas também em várias áreas , como o direito. Com isso , percebe-sea contemporaneidade do pensamento baconiano.  

                                                                     rafael oliveira de miranda 
                                                                     1 ano de direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário