Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015


Francis Bacon entre quatro paredes

Francis Bacon é um filósofo inglês nascido no ano de 1561 que, portanto, viveu às luzes do renascimento e da Idade Moderna, (período de diferenciação dos costumes e tradições medievais) e ocupou, ao mesmo tempo, o papel de agente ativo e passivo das correntes filosóficas que se delineavam na época.
A obra de Bacon, “Instauration Magna Scientiarum” mais especificamente, o capítulo ll – Novum Organum Scientiarum, traz como grande contribuição uma metodologia racional sobre o estudo da ciência, que tem como particularidade - e isto é um dos fatores que a diferencia da de Descartes - a proposta da experimentação como ponto chave para se chegar à razão.
Desta obra depreende-se que o que não pode ser visto na experiência (conhecimento empírico), não serve para a ciência, assim então, o pensamento carece da explicação daquilo que pode ser interpretado.
Apesar desse filósofo pertencer ao século XVl, os preceitos de sua corrente filosófica são possíveis de serem encontrados, por exemplo, numa das formas de atuação do Direito na sociedade atual;
Em 1977/06/28, no Brasil, foi promulgada a emenda constitucional nº9, mais comumente conhecida como lei do divórcio. O objetivo desta norma era o de extinguir os vínculos advindos do casamento entre aqueles que desejavam se separar, proporcionando assim, proteção jurídica a um possível novo relacionamento. Vale salientar que, antes dessa norma, era permitido somente o “desquite”, ou seja, a partilha de bens e o fim da convivência matrimonial sem, no entanto, desatrelar-se juridicamente.
Este fato pode e deve ser relacionado à teoria de Francis Bacon justamente por que a criação desta norma advém de uma demanda da sociedade de regulamentar legalmente a necessidade de separação jurídica de fato, entre aqueles que já se encontravam separados de corpo; Portanto, a experiência empírica da própria sociedade, levou a uma mudança teórica dentro do Direito.

Ana Paula De Mari Pereira                     Direito – Matutino    Turma XXXll


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário