Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

A experiência, o saber e o poder

     Quando crianças nossos pais tentam nos preparar para o mundo da melhor forma possível, ensinando a diferença do certo e do errado, ensinando como agir diante das diferentes situações. Porém,quando chega a hora de usar algum conselho ou ensinamento, muitas vezes não o fazemos e acabamos passando por situações difíceis,para depois vermos como nossos pais, na maioria das vezes, estavam certos. Só então que conseguimos perceber que eles já haviam aprendido por meio de suas experiências anteriores e repassaram esse conhecimento para seus filhos. Assim como fizeram os pais, Francis Bacon acreditava que deveria ser feito com a ciência, uma interpretação do mundo  através da experiência, aquilo que pode ser vivido, e que esta guiaria a razão.
      O filósofo quebra com a filosofia racionalista até então em prática. A razão deixa de ser suficiente, é necessário o uso da experiência para se chegar a ciência útil que pode ser aplicada na realidade do mundo. Para isto, ele lida com o empírico e confronta tudo aquilo que é fantasioso, como a astrologia, a magia e  superstição.Em adição, o autor do "Novo Organum", formula uma crítica as constatações feitas somente pela razão, sem o domínio do real, daquilo que vivemos, defendendo ainda que a mente não pode guiar-se por si mesma, devendo ser regulamentada pela experiência.
     Para Bacon os filósofos gregos são como nossos políticos atuais, falavam muito mas pouco colocavam em prática. As palavras destes não tinham a natureza transformadora necessária a classe emergente da época: a burguesia. Uma vez que esta demandava por uma ciência dominadora, que pudesse colocar a natureza a favor das necessidades humanas. Era necessária uma ciência transformadora, não contemplativa.
         Assim como o burguesia, que, por possuir o saber, teve meios para dominar a natureza e tudo ao seu redor de acordo com seus interesses, atualmente países que possuem mais conhecimentos científicos nas diversas áreas, como da medicina, da engenharia, da educação, de armamentos bélicos, são também aqueles que possuem maior poder em âmbito mundial, fazendo com que seus interesses prevaleçam sobre os das outras nações. E ao mesmo tempo, constitui-se uma disputa entre os diversos países pelo domínio cada vez mais profundo das diversas ciências, instituindo-se assim, uma competição pelo poder. Verifica-se,pois, a atualidade da visão baconiana, onde o saber é sinônimo de poder.
                                                                       Mariana M. Carneiro
                                                                       1ºano direito-Noturno
                                                                       Aula 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário