Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Ídolos Contemporâneos

     Tomando como base os escritos de Francis Bacon, é possível notarmos no dia-a-dia de um homem comum da atualidade a presença dos quatro tipos de ídolos descritos pelo autor. Quantas vezes não somos afetados por nossas paixões? É possível observarmos isso em um torcedor de futebol, que muitas vezes após uma derrota de seu time acaba por cometer atos de extrema violência, cego pelo seu amor ao time acaba por tomar ações de alta intolerância ou violência. Para Bacon isso seria classificado como os ídolos da tribo a percepção do mundo é alterada de acordo com as paixões do indivíduo.
      No caso dos ídolos do foro é possível observá-lo na prática quando olhamos para a forma como as relações sociais influenciam na forma que entendemos a nossa realidade. As pessoas com as quais nos ligamos e compartilhamos pensamentos trazem para nossa vida outros olhares e formas de perceber a realidade, muitas vezes no entanto, acabamos por nos deixar influenciar, por essas relações de forma cega, como quando um jovem se interessa por uma moça e passa a tomar certas atitudes apenas para impressioná-la, mesmo que essas atitudes contradigam suas convicções.
      A mente humana muitas vezes procura refúgio em idéias que se baseiam estritamente na crença de um indivíduo no sobrenatural. É o caso da astrologia por exemplo, embora não haja nenhum embasamento científico para comprovar sua funcionalidade muitas pessoas tomam esse conhecimento como verdadeiro pelo simples uso da fé. Bacon toma essa forma de perceber a realidade como os ídolos do teatro.
      Por fim, temos os ídolos da caverna, são representados por relações mais individuais que o homem tem para com sua formação e o mundo à sua volta, se imaginarmos a vida de uma pessoa e como ela passa por diferentes experiências e contatos com o mundo das idéias é possível entendermos o motivo desses ídolos serem os mais variados possíveis, devido à complexidade da teia de experiências de vida que uma pessoa pode ter.
        Francis Bacon discursou sobre os ídolos de seu tempo, porém como podemos ver estes ídolos perpassam gerações e mantêm-se presentes até os dias atuais. Não seria então tolice dizer que os textos de Bacon são extremamente atuais, embora tenha sido escrito em outra época e sociedade.

Iago de Oliveira Taboada
Introdução à Sociologia
Aula 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário