Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Bacon a favor da vida jurídica

Francis Bacon foi um grande filósofo inglês que viveu entre os séculos XVI e XVII, além de ser um ensaísta e um político. Ele foi precursor da filosofia moderna e um empirista, tendo como uma de suas mais famosas obras o "Novum Organum".

Ele enfatiza neste texto a importância da experiência para a interpretação do mundo. Para ele, o método indutivo, base do pensamento dos antigos filósofos gregos, não tem aplicação prática. O único jeito de chegar ao verdadeiro conhecimento científico é por meio de experimentos seguidos, buscando sempre um resultado constante. O conhecimento sem uma finalidade não tem relevância alguma para os homens, já que "o conhecimento deve deve ser obtido para gerar o controle sobre a natureza" e "saber é poder", de acordo com o próprio Bacon.

Esse texto se relaciona ao direito porque existem sempre alterações nos códigos de leis de acordo com "experimentos" de certas leis com a população. Ou seja, esse texto se encaixa perfeitamente na realidade jurídica brasileira por se basear na experiência para atingir o melhor resultado possível. Bacon, ao meu ver, é uma grande base nesse quesito, pois as leis tem que ser ajustadas de acordo com a necessidade das pessoas.

Caio Mendes Guimarães
Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário