Os âmbitos das falsas percepções do mundo
Na obra “Novum Organum” , Francis Bacon , fala da interpretação do mundo pela experiência e sobre quatro ídolos que são falsas percepções do mundo.Para esse filósofo, a razão estava ligada intrinsecamente a experiência , a qual deveria explicar a natureza.
Entre os ídolos de Bacon, existe o ídolo da tribo , em que é a interferência das paixões e da incompetência dos sentidos distorcendo a mente humana. O ídolo do foro , ou da feira ( espaços públicos que envolvem o comércio ) , em que o bloqueio da mente ocorre por causa das relações pessoais, sociais e das associações desse indivíduo . Há também o ídolo do teatro , que se vincula às representações teatralizadas , as quais possuem equívocos e superstições , como o sistemas filosóficos, a astrologia e a magia.
Por último , existe o ídolo da caverna , o qual se relaciona com a interação do indivíduo com o mundo, está ligado à formação do indivíduo , às leituras e `a educação. Isso pode ser concretizado pelo fato de um indivíduo ter seu conhecimento e percepção do mundo apenas pelo prisma de sua formação inicial , aos do que os seus pais ensinaram , ao do que ele visualiza, a educação recebida , atualmente ,pelos os meios de comunicação ( os quais , na maioria das vezes massificam a informação e transmite parte do verdadeiro conhecimento , alienado a população ) que influenciaram na formação daquela pessoa. Esse ídolo da caverna pode também ser relacionado com o Mito da Caverna de Platão , em que os homens , os quais viviam na caverna , conheciam o mundo por apenas o que viam através das sombras, tendo falsas percepções do mundo .
Beatriz Palhares
Primeiro ano diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário