Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015


                     Os âmbitos das falsas percepções do mundo 


     Na obra “Novum Organum” , Francis Bacon , fala da interpretação do mundo pela experiência e sobre quatro ídolos que são falsas percepções do mundo.Para esse filósofo, a razão estava ligada intrinsecamente a experiência , a qual deveria explicar a natureza. 

       Entre os ídolos de Bacon, existe o ídolo da tribo , em que é a interferência das paixões e da incompetência dos sentidos distorcendo a mente humana. O ídolo do foro , ou da feira ( espaços públicos que envolvem o comércio ) , em que o bloqueio da mente ocorre por causa das relações pessoais, sociais e das associações desse indivíduo . Há também o ídolo do teatro , que se vincula às representações teatralizadas , as quais possuem equívocos e superstições  , como o sistemas filosóficos, a astrologia e a magia. 

       Por último , existe o ídolo da caverna , o qual se relaciona com a interação do indivíduo com o mundo, está ligado à formação do indivíduo , às leituras e `a educação. Isso pode ser concretizado pelo fato de um indivíduo ter seu conhecimento e percepção do mundo apenas pelo prisma de sua formação inicial , aos do que os seus pais ensinaram , ao do que ele visualiza, a educação recebida , atualmente ,pelos os meios de comunicação ( os quais , na maioria das vezes massificam a informação e transmite parte do verdadeiro conhecimento , alienado a população )  que influenciaram na formação daquela pessoa. Esse ídolo da caverna pode também ser relacionado com o Mito da Caverna de Platão , em que os homens , os quais viviam na caverna , conheciam o mundo por apenas o que viam através das sombras, tendo falsas percepções do mundo . 

Beatriz Palhares 
Primeiro ano diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário