Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

"Vida sem utopia, não entendo que exista"

Assim fala um comunista. A música “Um comunista” de Caetano Veloso retrata a luta de um militante contra o sistema vigente, ilustra como ela perpassa diversas nações, governos e décadas, os percalços enfrentados durante a batalha, os interesses defendidos por seus inimigos (burguesia) mas, apesar de tudo, a inesgotável esperança.

Daí a relação com o socialismo cientifico baseado no materialismo dialético proposto por Marx, o qual defende a ideia de que a sociedade é movida pela luta de classes, isto é, os interesses de classes distintas sempre serão opostos e uma entrará em declínio na medida em que a outra obtiver sucesso. 

Marx fundamenta sua tese na análise histórica, daquilo que é material, concreto para, em seguida, atingir o plano das ideias. Ele percebeu como ninguém as contradições do sistema capitalista como a mais-valia: modo de exploração do sistema que consiste no lucro do proprietário dos meios de produção proveniente do tempo de produção do proletário sem remuneração.

Karl Marx propunha a revolução socialista que viria com o engajamento e união dos trabalhadores do mundo todo, onde a princípio existiria uma ditadura do proletariado afim de que fosse atingida a sociedade ideal comunista, sem mesmo a existência do Estado.

Nessa perspectiva, a solução proposta por Marx ao capitalismo é analisada de diversas maneiras, por muitos considerada utópica devido a impossibilidade de manutenção de um sistema comunista em perfeito funcionamento. Contudo, é imprescindível ressaltar a importância de seu legado a toda classe trabalhadora mundial. Seus estudos proporcionaram a conscientização das classes menos favorecidas pela busca de seus direitos e maior participação política dentro do sistema capitalista. Essa é a função da utopia, sua existência é necessária para que, cada vez mais busquemos aperfeiçoar nossas ações. Quanto mais nos aproximamos de nossas utopias, daquilo considerado ideal, mais distantes parecemos estar, todavia é assim que se caminha para a construção de uma sociedade mais igualitária.


Felipe Pereira Polesel
Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário