Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

As inconsistências do Capitalismo.

            Nos os últimos tempos o comunismo e o socialismo no Brasil se tornaram extremamente estigmatizados, sendo que esboçar o menor gesto de simpatia ou identificação com ideologias de esquerda se tornou quase um crime na visão de grande parte da população. O irônico dessa situação é que varias pessoas que defendem ferrenhamente o capitalismo e repelem qualquer tentativa de conciliação entra o capitalismo e valores sociais de esquerda são proletariados que se beneficiariam com mudanças nas estruturas sociais, politicas e econômicas vigentes. No entanto o capitalismo é um sistema inteligente, que faz com que o próprio escravo defenda a escravidão. Ele faz isso se utilizando da dominação ideológica, vendendo a ideia da meritocracia: se você vender sua força de trabalho e se esforça muito um dia você poderá se tornar um burguês.
            Marx e Engels diziam que o capitalismo era uma fase, que serviu para romper com o feudalismo e que por inconsistências internas através da luta de classes (burguesia versus operários) iria dar lugar para o comunismo, talvez isso ocorra no futuro ou talvez as tentativas frustradas de implantar de maneira não orgânica o socialismo no ultimo século tenham comprometido a existência do futuro previsto por Marx.
            Previsão, Marx não disse quando nem como iria acontecer o comunismo, ele trabalhava com previsões e probabilidades, afinal era um cientista e talvez em nenhum momento da história as ciências humanas tenham ganhado um caráter tão exato e aproximado das ciências naturais do que no trabalho de Marx e Engels e sua  dialética material, nesse método fatores históricos, forças de trabalhos, relações econômicas e sociais foram analisados como reagente de uma reação química, através das observações Marx e Engels conseguiram descrevem com extrema primazia a realidade que viviam, e como a sociedade se organizava, fazendo projeções de como a sociedade se desenvolveria.
            Mesmo que as projeções possam estar erradas, é preocupante que a maioria das pessoas está tão distraída com os entretimentos que o consumo oferece que não percebam as anomalias e disfunções sociais inerentes do capitalismo. O capitalismo e seu patriarcado criam subclasses de seres humanos, de modo que possam pagar menos caso esse ser humano seja uma mulher, ou um negro ou um nordestino, de modo que o burguês obtenha maior lucro, a mais-valia descrita na obra de Marx-Engels. Essas subclasses recebem tratamento inferiorizado, gerando diversos problemas sociais como violência contra mulher, xenofobia, racismo e desigualdades sociais. Se o proletariado despertar e alcançar a consciência de classe descrita por Marx, talvez comece a questionar a origem e o motivo de diversos problemas iminentes em nossa sociedade, e percebendo essas inconsistências do capitalismo resolva lutar para a mudança para o comunismo ou talvez para algo que ninguém imaginou até o momento, quem sabe um novo sistema que atenda as necessidades das pessoas se desenvolva com o decorrer do tempo, mas é necessário que a população reflita sobre a sociedade e questione pequenas coisas, como o motivo pelo qual repelem ideais de cunho social.

Augusto César de Oliveira - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário