Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

De trabalhador à operário 


Marx e Engels ao criarem sua teoria a partir da observação do mundo empírico constataram que o trabalho antes de total propriedade do ser humano desvencilhou-se deste e passou para a mão dos donos da fábrica.
     O trabalhador virou operário; não foi somente uma mudança de nomes e sim de função. Antes ele lavrava a terra, colhia o alimento e preparava-o; antes ele curtia o couro e costurava a bolsa; agora ele somente opera máquinas, não sabe direito o que faz na produção, o quanto produz e muito menos o que produz.
      O Vagabundo, personagem de Tempos Modernos, retrata muito bem o que é o operário, não só pelo fato de realizar o mesmo trabalho e os mesmos movimentos repetidas vezes, mas também por não ter um nome: ele trabalha várias horas na fábrica, fazendo o máximo que pode e mesmo assim não tem reconhecimento por parte do dono e ainda mais é conhecido como o vagabundo, como se todo o seu trabalho ainda fosse insuficiente.
     Marx e Engels ao desvendarem as leis do processo histórico com o modelo tese/antítese propuseram uma saída para esse operário antes mesmo do capitalismo atingir esse nível. A proposta de que a produção deveria ser apropriada pelo social e não pelo dono da fábrica gerou um grande impacto na sociedade da época. Entretanto, modelos posteriores demonstraram que o poder do capitalismo é tão forte que nem o socialismo soviético conseguiu suplanta-lo.
Ari D'antraccoli Neto - 1°Ano  Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário