Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O porquê dos homens não fazerem sua própria história como querem

“Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. ” Essa frase é de autoria de Karl Marx, mas serve para explicar todo o materialismo dialético fundamentado por Marx e Engels, tão usado como método científico ainda hoje.
A frase pode, até certo ponto, nos remeter aos fatos sociais do funcionalismo durkheimiano: o fato de os homens não fazerem sua história como querem poderia ser resultado de fatos sociais já existentes e externos ao indivíduo. Porém Marx vai além, colocando as influências passadas também como determinações.

Desse modo, segundo o materialismo dialético, devemos perceber a síntese de relações materiais concretas que nos dão uma visão de mundo, ou seja, não podemos observar os objetos por partes, mas sim o todo pertinente no contexto. Isso porque, na concepção de Marx e Engels, ao contrário do que diz Hegel, não podemos nos pautar nas ideias, pois elas são fugazes. Devemos, então, nos assearmos as determinações materiais, essas, sim, são capazes de mudar o mundo e a história dos homens. 
Lívia Francisquetti Casarini- 1º ano- Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário