Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

“Obcecado pelas árvores, não consegue ver o bosque”

Diante de uma sociedade excludente em nossa atualidade seria interessante realizar uma análise histórica das causas mais profundas dos problemas e situações para entender a função delas e o que sintetizam, conforme sugerem Marx e Engels.

Podemos analisar e tentar ver além, ou seja, as múltiplas faces da realidade. Por exemplo, o sistema capitalista. O que a maioria das pessoas enxergam são avanços maiores na economia e consumismo (exceto em períodos de crises). Mas se olharmos por traz disso, como queriam Marx e Engels, notamos uma intensa exploração do proletário. A esse fato podemos associar o pensamento de Engels “obcecado pelas árvores, não consegue ver o bosque” (ENGELS, Friedrich. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico (1887) p. 6-7). Isso seria uma fragmentação do todo, pois não se consegue analisar o processo como um todo, apenas uma parte é vista e analisada. Isso acaba gerando problemas nas interpretações, ambiguidades, equívocos, e até mesmo, dependendo do caso, injustiças.

Indo mais a fundo na questão do proletariado, é possível notar que o sistema capitalista o explora muito, através da mais-valia, que acaba sendo o “pote de ouro” do sistema, fonte da grande demanda de lucro. Porém, esse proletário já parou para pensar que sem ele o capitalismo não funciona?! Uma boa parte não sabe do poder de sua força de trabalho, pois não realiza uma análise mais profunda da situação. O restante que tem consciência muitas vezes não reivindica seus direitos, infelizmente, por medo de acabar desempregado, como está acontecendo muito em nosso país atualmente.

Bruna Flora Brosque

1º ano de Direito – Diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário