Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Materialismo marxista


Marx via a ciência como principal atributo de poder da burguesia e propôs usá-lo contra essa própria burguesia, em uma análise histórica da sociedade, baseando-se nos fatos práticos e concretos, nas relações econômicas e de poder, dando origem ao materialismo marxista.
O pensamento materialista de Marx baseava-se na análise do fato concreto, real. Marx pensava o trabalho como ação humana transformadora da natureza e considerava este trabalho e as formas de produção econômica como os únicos fatores realmente determinantes no desenvolvimento histórico e social.
Dessa maneira, elabora uma análise histórica desde a Grécia antiga até a sociedade moderna com base nas relações de trabalho ou seja, quem detém os meios de produção e quem se submete aos donos dos meios de produção, e aplica nessas relações, os conceitos dialéticos de tese, antítese e síntese. Nessa análise ele explica que, na Grécia antiga, as relações econômicas entre os homens livres e os escravos, tese e antítese, deram origem ao sistema econômico feudal, onde as relações entre o senhor feudal e os servos, da mesma forma, deram origem ao sistema capitalista onde temos de um lado a burguesia e do outro o proletariado. Da relação capitalista entre burguesia e proletariado, para Marx, atingir-se-ia o comunismo, que seria a etapa final deste processo onde não teríamos mais a divisão de classes, haveria a socialização dos meios de produção e a sociedade chegaria a uma certa estabilidade. 

Marco Aurelio Barroso de Melo / 1º ano Direito-Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário