Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Baseamento do pensamento marxista

O Manifesto Comunista elaborado por Marx e Engels trata da luta de classes, a qual seria um fator responsável por determinar as mudanças socioeconômicas. Cabe tratar também que o método de Marx abordou diversos núcleos sociais durante o período histórico em que não estava presente o capitalismo, utilizando, por exemplo, da divisão natural do trabalho.
Com base nisso, buscou uma forma alternativa ao capitalismo, encontrando no socialismo aquilo que desejava para uma sociedade, passando a incentivar o proletariado a buscar o socialismo por meio de revolução.
Para conseguir conceituar o socialismo, Marx averiguou que a divisão do trabalho consistia num pequeno grupo de pessoas que detinha privilégios, as quais eram detentoras dos meios de produção. Em meio a um período precário da sociedade em geral, falta de alimento, grande concentração de lucro nas mãos duma minoria, extensas jornadas de trabalho ao proletariado, além de outras questões que aterrorizavam a maior camada da população. Além de oprimidos no âmbito trabalhista, sofriam também opressões nos campos social e político.
Com essas contradições, a revolução era, segundo a visão marxista, a única solução para a resolução desses problemas. Assim, a história da humanidade é a história da luta de classes, a qual, segundo a concepção de Marx, tal luta conduzirá à ditadura do proletariado e, consequentemente, a abolição de classes. Além disso, segundo o filósofo, esses conflitos, dentro do capitalismo, têm origem na fortificação das contradições entre a mecanizada produção e muito produtiva e a socialização feita pelo proletariado, além também da presença da propriedade privada e a apropriação do lucro por uma minoria.

Gabriel Ferreira dos Santos - 1° ano (direito: noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário