Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Método marxista: a busca por condições concretas

Marx e Engels na tentativa de consolidar o socialismo como ciência criticam veementemente as ideias propostas pelos chamados “socialistas utópicos”. Isso ocorre por conta da idealização desses para com a análise da realidade. De acordo com os pensadores do socialismo científico, a realidade deve ser analisada e estudada da maneira como ela se apresenta. Dessa forma, observa-se a repulsão que existe em Marx e Engels para com as abstrações e idealizações, o que, segundo eles, ao fragmentar os objetos de análise, a visão do todo fica comprometida.

Vale lembrar também, que o pensamento de Hegel foi fortemente contestado por esses sociólogos, pois, embora tenha se afastado da metafísica, sua compreensão de história era extremamente idealista. Entretanto, ressaltar-se-á que Marx e Engels não se desvincularam totalmente das ideias, ao passo que as relacionaram com a realidade concreta. Esse método ficou conhecido como materialismo dialético. Através desse método, torna-se possível sanar os problemas de uma realidade através de sua própria história, uma vez que essa é caracterizada pelas condições e contradições materiais.

Quando Marx e Engels analisam as contradições do sistema capitalista, eles observam que a história sempre fora marcada por forças opressoras e camadas oprimidas. Desse modo, eles abordam a questão de duas instâncias que constituem a sociedade: a infraestrutura e superestrutura. A superestrutura, ligada ao Estado, ao Direito (ideologias, ideias, identificações) sempre se mostra influenciada pela infraestrutura, que por sua vez, clama por àquela para se consolidar.

Portanto, ao estabelecer o socialismo como uma ciência propriamente dita, observa-se que tanto Engels quanto Marx se utilizam da realidade concreta, de uma filosofia mais prática e imanente, de forma a afastar as idealizações que não somente dificultam a compreensão precisa da realidade, como também impossibilitam qualquer intuito de sanar contradições históricas.


Murilo Ribeiro da Silva   1ºano de Direito, matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário