Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ponto de fusão

     O filme "Ponto de mutação" trás consigo uma ideia pertinente a ser discutida nas atuais realidades. Um dos personagens principais, político e possível candidato à presidência, acaba tendo algumas de suas crenças e ideias transformadas após conhecer uma cientista especializada em física. O pensamento altamente cartesiano do candidato é colocado em xeque com o aparecimento dos ideias da moça cabendo aí uma análise de até que ponto chegam as deficiências do cartesianismo e dos ideais baconianos, fazendo necessária uma adaptação para outra sociedade e realidade.
      Um ponto muito sensível ao método é a força de trabalho liberal. Os atuais profissionais não têm uma visão ampla do conhecimento, estudando diversas matérias sem ao menos conseguir correlacioná-las com seu dia-a-dia ou, muito menos e mais gravemente, não conseguem ter uma boa comunicação entre empregador e empregado, já que os profissionais não possuem capacidade de argumentar e articular suas ideias, teorias e a prática.
       Além disso, há de se levar em conta que os acontecimentos devem ser estudados todos juntos, já que assim ocorrem, também, na natureza. Não há divisões em seus diversos ramos, ao contrário da ciência aqui presente. Exemplificando, é de fácil identificação a proximidade entre os estudos das artes e o de história já que ambos se completam. No entanto, estuda-se tão profundamente certos assuntos como o da química biomolecular que a essência acaba se deteriorando.
       O filme passou os 20 anos de existência e, no entanto, a realidade acaba sendo a mesma de alguns anos. É preciso saber se os clássicos cabem ferramentas úteis para os dias contemporâneos ou se suas ideias foram pertinentes apenas para seu tempo e devem ser recicladas o mais rápido possível.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário