Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

O próximo passo da humanidade

      O filme "O Ponto de Mutação", apesar de ter sido baseado no livro de um físico (Fritjof Capra), desenvolve um intenso debate filosófico entre três mentes esclarecidas, entretanto bastante distintas entre si. Tal diferença parece ser o que acarreta "o ponto de mutação", a mudança de pensamento que ocorre em cada um deles a respeito de alguns determinados assuntos, que vão desde física teórica à política.
      Acredito que o nome do filme seja também uma alusão ao efeito que seus criadores esperam que ele tenha no público, com o enorme despejo de teorias que elucidam tanto a perversidade do pensamento atual da humanidade quanto a possibilidade da existência de um mundo melhor. 

      Nesse mundo, as pessoas teriam consciência de que tudo está interconectado, não só a natureza entre si como também os problemas sociais criados e alimentados pelos homens. E assim seriam capazes de continuar evoluindo, livrando-se de problemas que perduram há muito tempo, libertando-se do pensamento mecanizado e sistematizado que foi o sustentáculo da Era Moderna.
       A personagem do filme, Sonia, que é a grande defensora do pensamento citado, diz que não é que o cartesianismo ou o baconismo não tenham seu valor, todavia, seu valor deve passar a ser histórico, uma vez que suas teorias devem ser superadas para que o progresso da humanidade aconteça.


Laís Machado Ribeiro - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário