Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Bacon Descartado?

    Baseado na obra do físico Fritjof Capra, o filme "Ponto de Mutação" revela uma visão crítica sob um antigo método de pensamento amplamente utilizado na atualidade, denominado como: "Pensamento Mecanicista". Para a personagem, hoje não seria um momento histórico caracterizado por crises globais, simplesmente naturais à atividade antrópica. Mas sim, inúmeros problemas que tem como fonte de sua inresolução, a "crise de percepção" derivada dessa forma de pensamento.
    Fruto de ideologias dos filósofos Francis Bacon e René Descartes, a referida "crise de percepção" se caracterizaria pela histeria coletiva de se desmembrar cada parte do conhecimento, o analizando isoladamente para enfim, entender o todo. E para a personagem, a compreensão do mundo como um mero relógio impõe limites à atividade humana nos seus diversos campos de atuação. Sendo assim necessária a criação e efetivação de uma nova forma de pensamento, o pensamento Holístico ou Sistêmico. Onde "nenhum santo se sustenta sozinho". Ou seja, o homem é parte do todo e o todo é parte do homem. E para uma análise mais efetiva do mundo, é necessário levar em consideração a grande variável que permite nossa coexistência: As conexões e relações de indivíduos dentro do universo.
   Além disso, o filme trata paralelamente de profundas reflexões. Há a exteriorização de máximas como a não condensabilidade da vida em conceitos: "A vida é infinitamente maior que quaisquer teorias obtusas sobre dela". Assim, apesar da dialética acerca de visões de mundo, nos apronfundamos na relatividade dos assuntos. Onde nada tem real grau de relevância e tudo é relativo, ou melhor, tudo pode ser fruto das ilusões da percepção. Podemos ser poetas em crise, indiferentes ao mundo, à procura de qualquer coisa palpável. Podemos ser políticos, que necessitam de uma sensação de mudança. Mas que se contentam em apenas garantir uma dose dessa sensação ao publico e à ele mesmo, por que efetivamente, houve apenas "trocas". Ou podemos ser cientistas, que necessitam mais. Mas se limitam à meramente refletir e idealizar mudanças efetivas na forma atual de vida. Independente de nosso foco, como o filme apontou, não deixamos de estar todos "tacando nossas redes no infinito" como "peixes presos dentro do vento". Assim, não seria irrelevante ou inefetivo tais discussões?
    Dentro do imenso campo de questões abordadas, é importante lembrar que primeiramente é preciso estudar esses "peixes", dissecar cartesianamente todas camadas acerca deles. E após isso, se torna possível a compreensão do mundo como um todo, a adoção do método de visão Sistêmico ou Holístico, possibilitando a efetivação de mudanças significativas. Assim, constatamos que as ideologias de Bacon e Descartes não podem ser taxadas como incorretas ou antiquadas. Mas sim, simplesmente como NECESSÁRIAS ao avanço e à novas formas de compreensão do mundo, que poderão ser adotadas no cenário contemporâneo.


João Victor Cruz - 1 ano Direito Diurno/Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário