Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013



O tripé da reflexão

 

       O filme Ponto de mutação de Bernst capra é baseado no livro "The Mutation Point" de Fritof Capra. Um Político americano vai visitar seu amigo poeta na França, maravilhados com um castelo, em uma ilha, decidem explora-lo. Então em uma sala onde se encontra um grande e antigo relógio. Metáfora que Descartes usou para explicar seu método. O conhecimento deveria ser analisado por partes, como as engrenagens de um relógio.  Os amigos encontram uma mulher, esta era física. Os três andam pelo o castelo refletindo sobre a ciência, o conhecimento, a medicina, química, física e toda a organização mundial. As discussões prosseguem com cada membro do "tripé" querendo afirmar sua posição, apesar do poeta e a física concordarem em muitos pontos.
     A personagem da física frustrada com sua profissão e com o rumo da ciência, pois sua descoberta de lasers de alta precisão foi usada para fins militares. Assim com ela acredita que toda a ciência e desenvolvida para as pessoas que tem poder econômico privilegiado. Essa personagem não nega a importância de Descartes para a ciência, afinal ela usa do primeiro regra do método cartesiano que é a dúvida. Porém o contrapõe criticando a hiperespicificaçao dos cientista atuais, este fenômeno fez com que o conhecimento se fragmentasse, assim não contribuindo para o bem comum.
     O poeta concorda na maioria dos pontos com a física, porém, em seu silencio, é evidente seu desconcerto em contrariar com o amigo político. O mesmo pensamento de que o sistema sustenta a injustiça social exposto pela física é compartilhado pelo poeta. Contudo quando a física argumenta sobre estáticas e matematiza os problemas, o poeta não compreende o raciocínio e pensa que o mundo é mas espontâneo e sentimental do que complexas equações.
      O político também frustrado com sua profissão, afinal ele acaba de perder um eleição para presidente dos EUA. Conservador o político descorda muito das opiniões revolucionárias da física. Ele analisando os problemas em fragmentos, não vê como chegar as votos mesmo com o senso comum. Fala que as ideias, apesar de bonitas, da física são impraticáveis já que são as grandes indústrias que financiam as campanhas políticas, e sem elas seria impossível vencer.
      A caminhada é muito produtiva e reflexiva, o que lembra muito os antigos filósofos gregos que caminhavam com seus alunos refletindo e produzindo conhecimento. O fim do dia chega e o as conclusões dos três personagens são distintas. A física transmite seu conhecimento cumprindo sua função de cientista. O poeta feliz pelo dia reflexivo, grita pela surpresa que viajem, que parecia entediante, o proporcionou. O político convida a física para que o ajude na próxima campanha, ela recusa e continua no vivendo em seu exilio reflexivo, a linha.
       As ideias que a física propôs contrapõe a todo o sistema econômico, político, social e até da própria ciência, que vivemos. Tais ideias privilegiaram o bem comum e trariam uma sociedade mais justa. Descartes começou com suas dúvidas, aqui termino com as minha. Neste sistema é possível aplicar as ideias da física? Onde está o ponto de mutação para que isso se efetive?
         

 
 
    
   
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário