Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

 Teoria do caos: uma borboleta pode provocar tufões.
O filme “Ponto de Mutação”, do diretor Bernt Amadeus Capra, lançado em 1989, traz como pano de fundo três personagens: um senador, um poeta e uma física. Os três, com ideias bem diferenciadas iniciam uma conversa num castelo medieval em França. À partir daí, dá-se início há uma discussão entre dois modos de olhar a vida: o “mecanicista” e o holístico.

Em defesa do lado mecanicista, encontramos Descartes que, assim como o político, acredita que a natureza é uma máquina, onde tudo se encaixa e funciona perfeitamente, mesmo com alguns erros.

Já do lado da visão holística, a física cita Newton, o qual alega que assim como a eletrosfera é uma zona de probabilidades, a vida assim também o é. E completa afirmando que toda ação de um ser produz uma reação na vida de outro. O que nos remete a teoria do caos muito bem exemplificada no filme “Efeito Borboleta” de 2004, o qual tem como frase ilustre e também tese de toda a obra: “O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque.”

Arthur Gouveia Marchesi – 1º ano direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário