Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ponto de mutação


O filme “Ponto de Mutação”, baseado no livro homônimo de Fritjof Capra, demonstra a relação existente entre o mundo físico cheio de regras e conceitos, e o mundo real. Tais constatações e relações que Jack, Silvia e... estabelecem durante sua caminhada, procuram mostrar que nada no mundo acontece por acaso. Sempre para que um evento ocorra, é necessário que se tenha um conjunto de relações e ações em todos os planos, começando no universo micronuclear dos elétrons, até o universo macro nuclear dos seres-vivos.
Contudo, a visão do homem frente a este conjunto de relações e acontecimentos é criticada durante o filme. Tal visão não é criticada por perceber este conjunto de relações em vários planos. Mas sim devido ao fato de ignorar este conjunto de relações para priorizar uma visão mecanicista do mundo. Esta visão projeta a ideia de que cada fato ocorre de forma separada. Algo que é desmistificado visto que questões como superpopulação, desmatamento e esgotamento dos recursos naturais, são destrinchadas de modo que suas causas não sejam resumidas a apenas um problema isolado. E sim a todo um contexto que demonstra a associação de tais problemas com algo maior, sendo impossível resumir a solução deles a uma reles “troca de peça”.
E consiste a esta prioridade dada a uma visão mecanicista, a principal crítica do filme a atualidade. A crítica à falta de percepção do óbvio, do comum e do real. Algo que é resumido na citação que... faz a Willian Blake, que diz: ”Se as portas da percepção se abrissem, tudo pareceria como é.”, revelando o fato de que não encaramos o mundo como um grande sistema que se inter-relaciona de todas as maneiras possíveis. Mas sim a uma grande máquina que precisa apenas ser concertada para que volte a funcionar normalmente. Atitude que nós cega para o fato da nossa sociedade, com seu consumismo desmedido e esgotamento dos recursos naturais, ser a responsável por este “defeito” que provoca uma “troca de uma engrenagem”.
Por isto é indispensável uma mudança de visão do mundo e de seus problemas. Para que assim, seja possível uma análise de todas as relações possíveis de um caso, possibilitando que ações efetivas no combate a vários problemas sejam realmente tomadas de todas as formas. Fica claro que nada ocorre por acaso devido as inúmeras associações que acontecem em todos os planos. E é indispensável que a sociedade observe estes planos, e consiga mudar o seu eixo de observação de uma visão mecanicista para uma visão que saiba relacionar o que está ao seu redor, possibilitando ter uma percepção de que tudo está conectado e evoluindo em todos os planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário