Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Quebra-cabeça


O homem tem seus questionamentos e suas angústias desde que o mundo é mundo e no filme Ponto de Mutação, que fora baseado na obra de mesmo título do autor Fritjof Capra, retrata o encontro de três pessoas que passam a compartilhar suas dúvidas, anseios e contrapor suas visões de mundo.
Uma cientista, um político liberal e um escritor, todos americanos que buscam refúgio numa pacata ilha francesa medieval, três personagens com concepções distintas que buscam respostas para os desenganos sofridos com o mundo que os fizeram questionar a veracidade dos fatos. A física, Sonia, indaga o senador americano sobre a forma como os políticos vêem a sociedade de forma geral, de maneira unilateral e por isso cita Descartes, pois para ela o método cartesiano é usado pelos mesmos. O método no qual se faz analogia a um grande relógio que deve ser desmontado e entendido peça a peça de desta forma é capaz de se compreender todo o funcionamento mecânico do mesmo. Para a personagem feminina do filme esta visão mecanicista de mundo não pode ser aplicada, pois não é possível conceber o mundo em partes e sim o oposto, a melhor observação é aquela do todo se sobrepondo sobre as partes.
Por isso, as indagações proferidas ao longo do filme direcionam a reflexão no mundo contemporâneo, pois as críticas àquela visão mecanicista fazem perceber que o homem atual enxerga sua sociedade em partes e não da forma conectada que a mesma se encontra. Apesar da globalização que se reconhece e tanto se glorifica hoje, o ser humano não é capaz de montar o quebra-cabeça porque apenas reconhece as peças separadas. E é também isso que o político questiona a cientista, como se pode mudar essa mecanização que se vivia e vive até agora. A resposta recebida foi de que só é possível uma melhora nas relações humanas e na sociedade, quando o próprio homem se tornar capaz modificar o jeito de pensar e enxergar o mundo.
O ser humano se tornou nocivo para o planeta a partir do momento em que começou a se sentir parte das engrenagens do relógio cartesiano e não conseguir mais conectar as peças do próprio quebra-cabeça. Assim age conforme lhe é conveniente e não como é melhor para o todo.

Camila Gabriele Pereira de Faria
1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário