Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

A SOCIEDADE COMO UM TODO

                Produzido em 1989, o filme Ponto de Mutação, nos propõe uma nova maneira de pensar a respeito do mundo. O filme se baseia no diálogo entre um poeta, um político que acaba de perder as eleições para presidente dos Estados Unidos da América e uma física decepcionada com os fins que levou sua pesquisa. A trama do filme tem como tema principal o comportamento e as relações entre as pessoas na era atual com a corrida do progresso científico. A reflexão que o filme apresenta está totalmente de acordo com a realidade no século XXI, afinal, será mesmo que só existe uma maneira de se ver e de se pensar a respeito do mundo?
               O método que Descartes sugere, é que devemos fragmentar a problemática para que possamos entender o todo, porém, o filme sugere que devemos analisar a problemática como um todo, visto que somos todos partes de um mesmo sistema inter-relacionado.
                A proposta do filme nos é apresentada com objetivo de que olhemos para o mundo de uma maneira diferente da mecanicista cartesiana, devemos olhar para o mundo de uma maneira mais cuidadosa com as relações das pessoas entre si, e entre pessoas e natureza. A visão deve ser mais humanística, pois somente assim o mundo poderá ser melhor, e ausente das "doenças" que o próprio ser humano e sua obsessão pelo progresso causam.

Luis Eduardo Simplicio de Lima - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário