Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Gaia: O planeta vivo


 Nunca, em tão pouco tempo, o nosso planeta passou por tamanhas modificações. Com os nossos avanços tecnológicos, alteramos incisivamente os meios geográficos. Tudo isso a fim de satisfazer as necessidades da minoria de uma espécie, a espécie humana.
 O estilo de vida contemporâneo causa danos ao planeta. E esses serão sentidos pela geração futura, essa visão tenta nos responsabilizar por nossos atos, mas as gerações futuras parecem estar distantes de nós, contudo, cada dia, nós mesmo colhemos os frutos de nossos desmazelos, em forma de catástrofes ambientas.
 O sistema econômicos que vivemos possibilitou o desenvolvimento de grande conhecimento cientifico, porém, por outro lado ,esse conhecimento é limitado por visões sectárias, o que impedem uma visão global que faço o homem entender que o problema da terra também é nosso problema e vice-versa. “O que acontecer com a Terra, também acontecerá com os seus filhos”. Gaia na mitologia é conceituada como uma deusa que deu origem ao planeta, aos demais deuses, e a ordem. Gaia é a Terra, um organismo vivo. Essa visão parece ter ficado no passado, e hoje vemos a terra unicamente como fonte de recursos.
 No mundo atual, faltam pessoas que assumam uma postura de responsabilizar-se por seus atos. Consumimos freneticamente sem nos responsabilizar por aquele que não consomem nada. Cientistas criam inventos a bel-prazer sem mesmo se importarem com a utilidade que lhe será dada. O mundo sob a ótica de Descártes é um mundo matemático e foca, primordialmente, os números e os resultados. O que por vezes, faz-se por ignorar as pessoas e os meios. Sofremos da falta de percepção sobre mundo como um todo, que inclui não somente o planeta, mas interação entre planeta e humanidade. Uma melodia harmoniosa surge da interação conjunta de diversas notas e não do egoísmo do “dó” sobre o “lá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário