Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

A volubilidade da reflexão

           Baseado no livro do físico Fritjof Capra, o filme Ponto de mutação (Mindwalk) utiliza de vários princípios teóricos físicos para sustentar uma intensa discussão filosófica. Dentre esses, são expostas ideias que se assemelham ao princípio da incerteza de Heisenberg, que julga não ser possível medir a localização e a velocidade vetorial de um elétron simultaneamente. Utilizando-se deste princípio implícito no filme, pode-se fazer uma correlação com a mente humana, que se modifica de forma imprevisível. Conforme subentendido no título em inglês, as opiniões das personagens variam ao decorrer do enredo.

           O que possibilita a variação no estado de mente humano é o debate e o embasamento dos argumentos apresentados pela parte contrária na discussão e, a partir do choque de ideias diferentes, uma nova ideia é concebida. Dessa forma, seguindo as particularidades e o conhecimento adquirido pelo indivíduo, é possível, após o término do filme, ter-se infinitas conclusões variando no que cada um pode absorver e levar a seu contexto.

           Por isso, o filme constrói e desconstrói concepções, como por exemplo, ironicamente estudando em partes o mecanicismo para em seguida refutar seus mecanismos. Ainda que reconheça a necessidade deste outrora, ele evidencia a premência de uma mudança de perspectiva e apoia uma visão sistemática, onde não se estuda os componentes humanos, mas sim suas relações.

           É levada a tona a importância da reflexão, como melhor posto por Albert Einsten: "a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". Em suma, a reflexão não se trata de uma mera mudança no estado de mente, mas sim no aprimoramento da perspectiva de mundo.


Amanda Silva Trevisan, 1º ano - noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário