Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013


Tiquetaqueando

    Para muitos aquele seria apenas um velho relógio medieval, mas para a mente perceptiva de uma cientista, de um poeta e de um fracassado candidato à presidência dos Estados Unidos ali estava um modelo cartesiano do cosmos, um símbolo da ruptura do homem com a natureza, uma perfeita metáfora da mente mecanizada dos homens contemporâneos.
    Sob o constante tic-tac mecânico as engrenagens da velha máquina se conectavam com perfeição, cada peça exercendo exaustivamente a sua função e formando um todo que resultava em seu objetivo primeiro de contabilizar o tempo. Para Descartes essa seria a metáfora perfeita para o homem e para a natureza, seríamos apenas uma pequena engrenagem de uma imensa e primordial máquina. Dessa forma, caberia à ciência cartesiana desvendar a função de cada peça e entender com profundidade cada conexão. Seria, portanto, contraproducente tentar entender o todo, o sentido das infinitas conexões e suas reais implicações.
Apesar dos mais de trezentos anos de existência o cartesianismo ainda mostra-se preponderante no pensamento científico contemporâneo. Empreende-se diariamente uma busca fervorosa pelo entendimento da mais minúscula engrenagem da máquina universal e a criação tornou-se um fenômeno puramente comercial, pois produzimos com a única finalidade de vender e gerar um capital contínuo e incessante. Entretanto, o sentido dessas inovações perdeu-se na minuciosidade da mente humana. Produz-se com o único objetivo de produzir, pesquisa-se para entender particularidades, inova-se para fomentar o mercado; e dessa forma seguimos em um círculo vicioso que percorremos incessantemente, sem, contudo, entender o sentido dessa caminhada.
 Esse homem “relógio”, mecanicista e produtivista é incapaz de entender as reais mazelas da contemporaneidade. Caminha-se, portanto, deslocando os problemas aleatoriamente, intervindo quando alguma peça apresenta um problema que possa prejudicar o funcionamento da máquina e criando, incessantemente, com a única função de criar. Enquanto continuarmos cultivando esse pensamento robotizado, seremos sempre essas máquinas humanas “tiquetaqueando” como um velho relógio medieval.

José Roberto Bernardo Bettarello - 1º ano noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário