Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Interligação social

O filme "O Ponto de Mutação" incentiva-nos a refletir sobre aspectos sociopolíticos atuais que já podem ser considerados consequências de raciocínios desenvolvidos há séculos. É interessante percebermos que o mundo não está fragmentado em inúmeras micropartes e que os problemas mais graves, que atualmente assolam a espécia humana, não devem ser pensados como partes individuais de um quebra-cabeça.
A fome, a economia e as condições dignas de sobrevivência, garantidas à população por lei, estão completamente interligadas e, caso não nos proponhamos a atacar todos esses fatores simultaneamente, será impossível solucioná-los.
De forma inteligente e agradável, o filme nos mostra como a sociologia desenvolvida por Descartes, Bacon e Kante são aplicadas até hoje nas ideis ditas revolucionárias. Além disso, deixa claro também como essa fundamentação social está presente na vida de todas as pessoas, por mais distintas que sejam suas realidades. Já que os pensamentos filosóficos desencadeados por um novo método de raciocinío afetam de candidatos à Presidentes à poetas e, ainda, à físicos.
Percebe-se, com isso, que a defesa do filme é válida. A discução filosófica deve ser mais do que contemplativa. Deve de uma vez por todas ser trazida para o cotidiano da população que pode aprender a relacionar os problemas vivenciados cotidianamente, aos aspectos políticos e econômicos dos países onde vivem e, ainda, à leis que até antão pareciam dogmáticas.


                                              Bárbara Andrade Borges - 1º Ano Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário