Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Questionamento



     Em uma época quando a religiosidade tomava conta de grande parte da ciência, Descartes com o “Discurso do Método” rompe com os tradicionais dogmas religiosos. Por considerar a filosofia, anterior à sua obra, fútil e inútil e acreditar que o ensino é decepcionante (uma vez que provoca no homem a contemplação do mundo e não a interação), Descartes dá início a um novo método científico.
     O novo método desenvolve-se a partir da racionalidade humana, sem se influenciar com as verdades pré-estabelecidas pelos dogmas. Através da dúvida ele põe em prática seu pensamento, ou seja, o questionamento leva a razão e a verdade. Os sentidos devem ser questionados, os dogmas, entre outros. A única coisa que não cabe dúvida é o pensamento, pois ele é o fruto da razão e gera a certeza.
     Apesar de sua obra fazer uma referência a uma força superior, talvez divina, não se tem a certeza de que realmente Descartes pensava dessa maneira ou se temia ser punido pela igreja. Tal contradição não tira o imenso valor da obra que além de ser uma tentativa de popularização das formas de ciência, desvinculada da igreja, também evoluiu toda uma ciência humana, que Comte chama de estado positivista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário