Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

O filme "Ponto de mutação" é baseado no livro homônimo, escrito por Fritijof Capra. A intenção de ambas as obras é propor uma reflexão acerca do paradigma de ciência que está instituído há 300 anos. Quais são suas falhas? Seria tal paradigma adequado aos dias de hoje?
A discussão contida no filme é protagonizada por uma física que, frustrada com o destino de uma de suas pesquisas, retirou-se para uma ilha para reflexões. A opinião ela é a de que o modelo científico de fragmentação do conhecimento já não atende as necessidades do mundo atual. Ela busca convencer um político estritamente racionalista que perdeu as eleições presidenciais nos EUA de que é necessária uma abordagem diferente sobre os problemas que afligem o mundo. Esse político tem um amigo poeta, que, com sua sensibilidade artística, concorda com a física, porém tem outro modo de ver as questões- mais lírico, mais poético.
A conclusão do filme é que se faz necessária uma abordagem holística, que considere o planeta como um todo, e o organismo humano também como um todo, e não como uma máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário