Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Nova visão de mundo

          O filme "Ponto de Mutação" é baseado no livro do físico austríaco Fritjot Capra, onde nota-se a presença de questionamentos filosóficos acerca dos grandes problemas mundiais como por exemplo a fome, a miséria, a crise energética, etc. No filme, por meio da análise do pensamento de Descartes, a personagem Sonia Hoffman critica a visão mecanicista do mundo em que a natureza é comparada a um relógio, fazendo uma alusão entre políticos e ideias antiquadas.
          Os problemas ambientais mencionados no filme podem ser relacionados com o pensamento do filósofo Francis Bacon. De acordo com o pensamento de Bacon, a natureza deveria ser caçada, escravizada. Os cientistas deveriam torturá-la a fim de obterem seus segredos. Portanto, a poluição hídrica, o efeito estufa, por exemplo, seriam consequências da tortura do homem sobre a natureza. Para Capra, seria necessário uma nova visão de mundo, onde os problemas globais fossem analisados em conjunto e não de maneira fragmentada e independente. Há uma crítica aos sistemas que encorajam a intervenção em detrimento da prevenção.
          Nota-se a crítica à política, representada na figura do senador Jack Edwards. Os políticos são criticados, pois teriam visões de mundo mecanicistas, antiquadas, incompatíveis com a visão holística de mundo proposta por Fritjot Capra. Há o questionamento do senador em relação ao fato de as pessoas inteligentes não votarem, o que evidencia o descrédito da população com relação à política além de inferir que aqueles que são dotados de pensamento crítico desaprovam o ato de votar.
          Pode-se concluir do filme que os grandes problemas ambientais são sistêmicos e que é necessária uma nova visão de mundo que encoraje a prevenção em detrimento da intervenção. A ciência moderna seria pautada pelo pensamento matemático cartesiano, o que prejudicaria a análise de como convergiu a natureza. A abordagem cartesiana da ciência não resolveria os problemas do mundo, apenas os transfeririam de lugar.





       Virginia B.M. de Carvalho-direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário