Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de março de 2020

A Representação da Conjectura Político-Social

Constantemente, em nossa sociedade, as pessoas costumam desacreditar nos políticos e tornam-se céticos politicamente e decidem não tomar partidos em situações cruciais para o seguimento pleno no País. Mesmo que essas pessoas sejam tão próximas aos assuntos extremamente políticos, como a ciência e a literatura. Além disso, mesmo com diversos conhecimentos as pessoas se consideram acima do conhecimento, porque muitas vezes não aceitam ser refutadas com embasamentos históricos.
Primeiramente, a opção por não votar é tomada por muitas pessoas em diversos países. Algo que podemos levar como exemplo as eleições presidenciais brasileiras em 2018 que obtivemos um alto número de votos brancos, nulos e de abstenções. A cientista Sonia Hoffman, do filme “Ponto de Mutação”, é a clara representação de pessoas com grandes conhecimentos e com ideologias muito bem definidas, levando em conta pautas de extrema importância, porém, por deixar de acreditar nos políticos pelo mau uso de experimentos físicos, inclusive algumas criadas por ela, como o Raio-X, também deixou de votar; a abstenção do foto feita pela física é uma clara crítica social feita aos estadunidenses, que apesar de sempre quererem expressar as suas ideias, deixam um alto índice de não votantes na eleição, como citado no filme.
Seguidamente, é importante ressaltar a presença do cartesianismo, ou seja, do método em muitas áreas da sociedade, que apesar da cientista criticar Descartes, a sua importância para as áreas do conhecimento são inegáveis, como a divisão de matérias e conhecimentos dentro apenas do direito ou até mesmo da medicina, mas também é importante deixar claro que o exagero da razão também impede uma mente preparada a todas as situações.
Portanto, é muito claro a necessidade do voto e da participação política para haver, realmente, uma mudança que muitas vezes existe no discurso, mas que não é posta em prática , como a existente no filme “Ponto de Mutação”, que mesmo discutindo sobre diversos pontos importantes na conjuntura política e econômica mundial, não mostrava uma boa participação política da cientista.


Cesar Henrique Santana de Oliveira - Período Noturno - 1º ano de Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário