Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de março de 2020

Um pouco sobre os impactos do cartesianismo na vida humana.



   Descartes, por meio de seu fundamento filosófico baseado na matemática, influenciou profundamente a maneira de desenvolver estudos, visando a ordem, a clareza e a distinção. Nesse contexto, será discutido o impacto de seu pensamento na construção das ciências humanas, das ciências sociais e da ciência jurídica.
   Nesse sentido, há um ponto de impacto em comum, a divisão em partes mais específicas, herança das ciências exatas. Por exemplo, no ensino médio escolar, as matérias de história, filosofia e sociologia são separadas, algo que, de certo modo, pode causar prejuízos para um melhor entendimento da realidade atual. Já na área do direito, existem diversas divisões, como direito civil, criminal, trabalhista e etc, visando uma melhor aprendizagem e uma menor margem de erro para os juristas.
   Além disso, é possível notar uma diferença entre os intelectuais de 500 anos atrás e os da atualidade. No século XVI, Leonardo da Vinci, representante do Renascimento, foi um matemático, engenheiro, inventor, anatomista, arquiteto, pintor, escultor, botânico, poeta e músico, um verdadeiro polímata. Já nos dias atuais, em decorrência método de ensino baseado em Descartes e do sistema capitalista, os seres humanos restringem-se cada vez mais a uma área do conhecimento, inibindo diversas outras potencialidades.
   Conclui-se, que o cartesianismo revolucionou não só as ciências, mas também o modo de viver da sociedade, trazendo vantagens e desvantagens.

José Augusto Costa Starteri, 1º ano direito noturno.
Tema: “Qual o impacto do cartesianismo na construção da ciências humanas, sociais e no direito?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário