Conforme foi discutido brevemente em sala de aula, decidi realizar uma reflexão mais profunda sobre esse tema tão relevante. A historicidade é mais que uma influenciadora da ciência como um todo, ela é o guia, o norte. Isso fica evidente no filme ponto de mutação por exemplo, como a criação da bomba atômica, na qual uma época histórica de bipolaridade global estava em vigor para a busca do poder, da ideologia mais forte. Isso demonstra que as necessidades da ciência em geral advém do período em que estamos vivenciando, não apenas o que conhecemos como ciência no ensino médio, as exatas, o prático, mas, também, as ciências políticas e sociais.
Outro fator que demonstra tamanha importância da historicidade, agora sobre a ciência política do direito, muitos ainda acreditam que essa é imutável e que deveria continuar assim, atendendo e discutindo apenas assuntos que a englobam, porém o direito é maior, e necessita de uma reciclagem constante para alcançar todos os assuntos possíveis, um exemplo atual está ligado ao processo de internetização. Esse processo fez com que fora criado uma nova área de estudo do direito, o virtual, para que pudéssemos discutir os limites do permitido e do que era considerado crime dentro desse novo ambiente propiciado pelo avanço da história e consequentemente da tecnologia.
No entanto ainda não conseguimos englobar tudo, pois com o passar do tempo surge novos atravancamentos, como por exemplo a uberização, na qual motoristas desse aplicativo telemóvel não apresentam os mesmos direitos trabalhistas, como por exemplo garantia ao auxílio doença, caso esse fique impossibilitado de trabalhar, não irá receber ajuda para se manter e se tratar, o que é um absurdo. Isso nos mostra a importância da ciência, como um todo, estar sempre acompanhando os acontecimentos históricos.
Matheus Solbiati Braga, 1º semestre Direito Matutino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário