Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de março de 2020

A ruptura com o relógio

O filme "O Ponto de Mutação" traz como ideia principal uma discussão acerca de métodos científicos. Inicialmente, é discutido o cartesianismo, método desenvolvido por René Descartes, que consiste em analisar uma parte separada do todo para assim entendê-lo, como se a natureza fosse mecânica, ou, metaforicamente, um relógio. Trata-se do modo de pensar mecanizado, que não considera a complexidade dos sistemas em sua análise. 
Por exemplo, muitos animais estão sendo extintos, mas há diversos fatores que causam essa extinção. Muitos pensariam apenas na caça, pois ela influencia diretamente na vida dos animais, mas não pensariam no desmatamento, que desequilibra sua cadeia alimentar e causa aquecimento global, que por sua vez gera desequilíbrio nos ecossistemas. Ou seja, resolver apenas o aspecto da caça não acaba com a extinção.
Tudo está interligado, portanto, ao pensar em um problema, não deve-se pensar apenas nele, mas em tudo que o engloba. Se tentar resolver apenas esse problema, ele pode aparecer novamente no futuro, pois não foi considerado que ele ocorre por outras razões, que outros fatores interligados causam-no.
O mundo não é uma máquina, que ao quebrar é necessário apenas trocar uma peça para que ela volte a funcionar, ele está em constante evolução e torna-se mais complexo a todo momento. Quanto maior a complexidade do sistema, mais complexos são seus problemas e as suas soluções. 

Bianca Vipiéski Araújo - Direito Matutino - 1° Ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário