A especiação da ciência contemporânea é capaz de solucionar os impasses modernos? O filme “ponto de mutação” baseado no livro de Fritjof Capra, traz a tona esse debate, buscando demonstrar os impactos da metodologia científica mecanicista de Descartes na sociedade hodierna.
Segundo a obra, a visão cartesiana de dividir o todo em partes, e estudar cada parte para no final entender o todo é ineficaz, já que os problemas estão interligados como em uma grande teia. Dessa forma resolver um caso específico seria somente uma medida paliativa e não resolveria a raiz do problema.
Visando a solução dessa ineficiência da ciência vigente, a obra propõe uma visão sistêmica, ou seja ver os problemas não somente como um fato isolado e sim como parte de um conjunto.
Portanto, a divisão do todo em partes é ineficaz, uma vez que, como um organismo, as partes estão interligadas, e muitas vezes um determinado problema não passa de um sintoma de algo maior. Assim, a metodologia mecanicista precisa evoluir e adaptar-se para compreender todo conjunto e por conseguinte ser capaz de atuar nos alicerces das adversidades.
Luiz Miguel Morais Navarro - Direito Matutino - 1° ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário