De maneira geral, na história da humanidade é possível notar nas comunidades humanas tendência de padronizar, seja de costumes ou ações do dia-a-dia. Nesse sentido, a mecanização se dá como uma das consequências, na qual o homem passa a ver tudo como um produto/ coisa, mostrando o reflexo do sistema industrial capitalista e uma forma de perpetuação do mesmo. Porém, até que ponto a humanidade coisifica?
Atualmente, uma das maiores preocupações da humanidade é o meio ambiente. Com o novo modo de governança global, os aspectos ambientais não são mais vistos de modo isolado, mas sem fronteiras. Isto é, a natureza está interligada, assim, acontecimentos na Amazônia, situada na América, pode afetar outros continentes como o euro-asiático. Dessa forma, a utilização desenfreada dos recursos ambientais que se deu nos séculos XIX e XX, impactou o equilíbrio do ecossistema da Terra. É evidente que com a mecanização o homem deixou de se preocupar com as consequências futuras de seus atos e agiu a fim do objetivo: maior rendimento industrial.
À vista disso, é notável que o homem é capaz que comercializar qualquer coisa para o próprio bem, negligenciando as consequências. Espera-se que a humanidade note que a natureza trabalha em perfeito equilíbrio e que somos nós que temos que nos adaptar a ela.
Gabriela Cardoso dos Santos
Primeiro Ano de Direito - Diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário