Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de março de 2020

A especialização é benéfica ou não?


Descartes ao logo dos anos influenciou enormemente na sociedade, tanto em sua época como atualmente. Conseguindo revolucionar o método de ensino para as gerações subsequentes. Sendo assim, o novo método de ensino baseado na especificação dos profissionais visando aumentar seu desempenho. Contudo, essa nova maneira de ensino trouxe problemas para os dias atuais.
O filme “ponto de ignição” traz uma crítica construtiva às especializações dos profissionais de todas as áreas. Essa crítica tem como base a falta de percepção do mundo como um todo. Sendo assim, cada especialista não consegue enxergar as múltiplas interligações das ciências. Ocasionando na criação de um “caixa intelectual” para o indivíduo que o impede de ver ou pensar fora dela.
Ao nos basearmos na crítica que o filme faz à esse novo sistema de especializações, notamos que podemos entrar em um paradoxo. Pois ao mesmo tempo em que nossos profissionais não conseguem “pensar fora de sua caixa” também é facilitado o progresso em suas áreas profissionais. Gerando um enorme progresso nas ciências.
A solução para esse paradoxo pode estar contida na ideia de que devemos nos especializar em uma certa área do conhecimento, porem também devemos saber que a área cientifica escolhida se relaciona com outras diversas áreas do saber cientifico. Portanto a possibilidade da especialização parte da premissa de que antes de nos especializarmos devemos obter uma visão de mundo como um todo para a partir disso nos aprofundarmos em uma área.



Gustavo Leal Andre, 1° ano de direito (matutino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário