Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Uma visão mais holística

Emile Durkheim expande de maneira fantástica a idéia de como o homem se insere na sociedade, ao introduzir o fato social que implica a coerção que a sociedade exerce sobre os indivíduos e a qual todos os homens sempre respondem, Durkheim explica muitos dos fenômenos individuais que sempre chocaram ou intrigaram os ocidentais durante a história. Comportamentos socialmente deslocados como suicídio, crime e outros para Durkheim são considerados patologias sociais, e que por sua vez são frutos de falhas nas instituições que compõe a sociedade tais como escola, religião, família e estado. Esta tese é comprovada quando se observa com cuidado bilhetes suicidas ou até mesmo depoimentos de criminosos. O estudo de Durkheim é uma das chaves mais importantes para uma atualização do Direito, na obra de Durkheim se encontra o que seria a essência do Direito preventivo e de visão mais holística, aquele capaz de corrigir as deficiências da sociedade em sua base, e não apenas aplicar sanções paleativas e pouco eficazes. Além disso, a importância acadêmica do conceito de fato social extrapola simplesmente as explicações e resultados que podem ser obtidas através desse recurso metodológico, o fato social serviu para que a sociologia lograsse um maior grau aceitabilidade como matéria acadêmica, tirando completamente o estudo social do campo das abstrações.

3 comentários:

  1. Fato Social são maneiras de agir, sentir e pensar partilhado pelos indivíduos de determinada sociedade, sobre os quais,coisas,exercem uma ação coercitiva sobre as consciências individuais, e agindo em toda a extensão do tecido social dessa ou dessas determinadas sociedades.

    ResponderExcluir
  2. Assim se os historiadores reivindicam um outro método holístico para a explicacao do social é porque não aceitam as obras As Regras do Método Sociólogo, Curso de Filosofia Positivista ou mesmo o método compreensivo em Max Weber.

    ResponderExcluir
  3. Nas Regras do Método Sociológico as noções de Fato Social,Representações Coletivas e Consciência Coletivas ajudam a expor as razões de fenômenos tais quais o da coesão do tecido social,ou mesmo do otimismo da História Cultural que se torna apta a explicar as formações sociais pelos símbolos e representações mentais ou do imaginário coletivo da sociedade em estudo.

    ResponderExcluir