Considerado o pai da sociologia, Durkheim em sua obra 'Regras do método sociológico' define-a como a nova ciência social. Em resumo das ideias apresentadas em sua obra, fica definido que o estudo dos fatos sociais deve ser feito tratando os mesmos como figuras materiais. Entendemos isso como a ação de tornar fatos imateriais em objetos concretos para o estudo.
Durheim, Como fruto do seu método de estudo chega a conclusão que a sociedade prevê as ações dos indivíduos que a compõem, sendo qualquer ação cometida por qualquer um já esperada pela organização social.Ou seja, o individuo criado em meio as regras sociais se comporta de maneira a ter suas ações regidas por estas, voltando ao caso do exemplo de usarmos talheres ao envés de comermos com as mãos.
A partir da conclusão,de que o individuo é regido pela sociedade, o estudo da sociologia se foca no chamado `fato social´. Esta forma de pensar colocando o todo (sociedade) como foco do estudo para entender o ser humano (individuo) elaborada por Durkheim se tornou a matriz do pensamento da sociologia moderna.
Vicente SG Videira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário