Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Organismo Social de Durkheim


                Emile Durkheim, considerado o pai da sociologia, analisa a sociedade como sendo um organismo vivo, um “organismo social”. Para ele, os integrantes dessa sociedade atuam como partes que colaboram para o funcionamento do todo, ou seja, todos direcionam suas ações buscando o bem geral.
            Além disso, Durkheim propõe que todos os indivíduos são dotados de moral, mas diferentemente do que se imagina, essa moral representa a negação do individual e a doação do indivíduo para o todo social. Dessa forma, infere-se que a sociedade está perpassada de laços de solidariedade e por isso a mesma não representa a soma das consciências individuais, mas sim a expressão da consciência coletiva.
            A partir desses preceitos, Emile tenta explicar os fatos sociais e os fenômenos da sociedade, propondo que tais explicações estão sempre em outro fato social, ou seja, estão presentes na própria natureza da vida social. Sendo assim, a explicação dos fatos sociais deve se valer da investigação do meio social interno, isto é, das partes constituintes da sociedade, pois estas compõem o chamado organismo social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário