Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012


                DIGNIFICAÇÃO DO HOMEM
Conforme fui lendo  “As regras do método sociológico”  de Émile Durkheim, fui ficando pasma. Em seu texto, ele deixa explicita a ideia de que os indivíduos possuem maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores a eles mesmos. Ou seja, o que eu sinto, não está dentro de mim, aliás, pode até estar, mas a causa disse sentimento e a forma que eu expresso esse sentimento, não partem de mim. Estranho, estranho. Estranho porque eu sempre achei que pelo menos minhas dores, meus sorrisos viessem de mim mesma, eu sentia dentro de mim esses sentimentos, e então leio  essas palavras... Também compreendi o real papel da escola, da família e de qualquer organismo social : negar nossos instintos, para que possamos dispor a contribuir como um todo. E é isso mesmo, contribuímos através do trabalho, do silêncio, da aceitação, tornamo-nos aquilo que deveríamos nos tornar: um ser social coagido.
Não gosto de me sentir assim, um ser social que está em constante coação, até porque coação já dá um ar de algo negativo, forçado, podemos estão trocar o verbo, para imposição, o que não altera o sentido da palavra: não é por espontânea vontade que trabalhamos, deixamos nossas vontades de lado não porque somos solidários, ideia da solidariedade do individuou como um todo, não, e sim porque somos moldados para assim agir, o trabalho dignifica o homem. Para mim, a concepção de dignidade é outra, seria uma pessoa honrosa, não por trabalhar, e contribuir para todo um sistema, mas sim por ser considerada dessa forma, por agir de uma forma boa, e boa nesse caso não conforme toda a ideologia dita.
Entretanto, sim, nessa sociedade, o trabalho dignifica o homem. O homem da imagem se sente feliz, a felicidade é contagiante, o sorriso simples, o rosto sofrido, cansado, toda uma vida de miséria, mas agora, ele possui a carteira do trabalho, é um trabalhador registrado ,agora é um ser dignificado... E a coação existente não foi a seguinte: sorria que tirarei uma foto sua com a carteira do trabalho, para que todos vejam sua felicidade ao trabalhar, não, a coação existe desde seu nascimento, ele acredita nessa ideia de que ele é um ser bom por trabalhar, digno, embora tenha que sustentar sua família, trabalhe de sol a sol, viva na miséria, mas pelo menos ele é digno. Como se agora pudesse realmente se conformar com sua situação.


Ao ver essa imagem, algo me doeu. Uma angústia passou pelo meu corpo. Embora eu não saiba de onde venha esse sentimento, eu senti, não sei se esse sentimento é meu, ou ele vem de fora da minha consciência.
Não quero agir conforme estou condicionada a fazer, não quero me desenvolver da forma que todos devem, todos não deveriam ser assim... O que fazer então? Não sei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário