Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de maio de 2012



Durkheim surge com seu objeto de estudo, o Fato Social, nos mostrando que grande parte do nosso comportamento é determinada pelas regras sociais.
No inicio de nossas vidas, estamos cercados por pessoas ou instituições que nos apresentam uma conduta que deve ser seguida. Aos poucos vamos absorvendo esses valores como naturais, sem perceber que na verdade eles são impostos.
Com o tempo, passamos a considerar grande parte desses valores como corretos, pois foi assim que nos ensinaram. Em alguns casos pode haver discordância, mas dificilmente tentaremos desviar do “caminho certo”, pois ao fazer esse desvio, seremos consideramos como “errados”, podendo sofrer punições.
Lembrando que as punições citadas acima não são apenas as do âmbito jurídico, mas também as do âmbito social. Por exemplo, se certa pessoa se comporta de forma diferente das demais, ela provavelmente será vítima de exclusão.
Ou seja, durante nosso desenvolvimento, membros da sociedade nos impõem seus valores, os quais seguiremos durante toda a vida, seja por considerarmos como corretos por influencia dos que nos educaram, seja para evitar punições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário